Erros que detonam o cabelo!

Descubra se a maneira como você cuida do cabelo está fazendo bem aos fios ou contribuindo para detoná-los.
Erros que detonam o cabelo!
Visitar o cabeleireiro (só) uma vez por ano, passar chapinha para arrumar as pontas (com os fios sujos), esquecer-se do condicionador depois de passar a máscara de tratamento... Essas atitudes parecem normais e corriqueiras, mas, sim, elas estragam todo o seu cabelo. Você está preparada para mudar alguns hábitos? Então confira 13 dicas de e ganhe um visual maravilhoso o ano todo.

1. Esfregar a toalha

O cabelo não fica mais seco com esse esfrega-esfrega. Para tirar a umidade sem danificá-lo, basta apertar a toalha com cuidado. E nada de fazer aquele rolinho na cabeça, hein? Ele quebra todo o cabelo.

2. Substituir o condicionador pela máscara

Máscara e condicionador são coisas diferentes. O certo é usar o xampu para abrir a cutícula dos fios; a máscara, para hidratá-los; e, então, o condicionador, que finaliza selando a cutícula.

3. Aplicar condicionador na raiz

Isso aumenta a oleosidade do cabelo e pode dar caspa. O condicionador deve ser usado, portanto, apenas no comprimento e nas pontas. Quem tem o cabelo curto deve colocar nas mãos o equivalente a uma moeda de R$ 0,50 do produto e passar, de leve, só nas pontinhas.

4. Pentear o cabelo molhado

Até dá, mas com a escova certa, já que o cabelo úmido quebra facilmente. Escolha os modelos quadrados (ou raquete) ou pentes de madeira. E cabelo embaraçado precisa de creme de pentear!

5. Fazer hidratação na praia

Esse hábito bem intencionado pode "fritar" seu cabelo. Quer manter os fios macios e brilhantes no verão? Use produtos que protejam contra os raios solares.

6. Lavar com água "pelando"

Ninguém precisa tomar banho de água fria, mas também não é preciso regular o chuveiro para inverno, se é verão. Senão as cutículas se abrem, aumentando a oleosidade na raiz e irritando o couro cabeludo. Tome banho morno, vai!

7. Esquecer o termo ativo

Não passar um defrizante termoativado antes de secar os fios é crime! Esse produto protege o cabelo contra o calor do secador, deixando-o mais saudável.

8. Prender com elástico

Ele aumenta a quebra dos fios, além de favorecer a queda. Prefira os modelos específicos para cabelo, largos e macios, ou até mesmo piranhas. E faça rabos de cavalo mais soltinhos.

9. Usar chapinha para ajeitar os fios

A chapinha serve para alisar o cabelo logo após a lavagem e quando ele já estiver bem seco (após o uso do secador ou a secagem natural). Passar a chapinha no dia seguinte à lavagem, para dar aquela arrumada básica, facilita a penetração de poluição e outras sujeiras na fibra capilar. Não e não!

10. Passar química em casa mesmo

Apesar da economia tentadora, progressiva e relaxamento devem ser feitos no salão, porque as chances de algo dar errado são grandes - e os danos, irreparáveis. Já pensou se você fica careca?

11. Cortar anualmente (ou nem isso...)

Cabelo estraga, sim, por mais que você cuide bem dele. Com o tempo, a parte danificada das pontas sobe para o comprimento. Ir uma vez por ano ao salão e cortar um dedo não elimina pontas duplas!

Dicas para cuidar bem do cabelo

Confira dicas simples para deixar seu cabelo lindo e saudável na hora de secar, pentear, colorir e hidratar.
Dicas para cuidar bem do cabelo
Você sabia que bonés e chapéus protegem o cabelo do sol, mas - se usados em excesso - abafam o couro cabeludo? Siga essas e outras dicas essenciais para ter um cabelo bonito e saudável.

Seque sem destruir

Prefira usar uma toalha de microfibra para secar o cabelo. Ela diminui o frizz e absorve melhor a água (amasse, mas não esfregue!).

Troque a chapinha por bobes largos, que também alisam.

Não frite seu cabelo! Passar a chapinha só três vezes em cada mecha já dá o resultado esperado e não prejudica a saúde dos fios.

Acabe com o frizz dando um jato de ar frio após secar todo o cabelo.

Crie ondas poderosas

Use difusor definindo os cachos: nas pontas, seque de baixo para cima e, na raiz, de cima para baixo.

Deixe o liso mais liso

Perca o efeito liso escorrido aplicando um pouco de musse na raiz.

Quando passar a chapinha nas pontas, vire o aparelho para dentro. Isso garante que o cabelo não fique com aquele acabamento espetado e tenha um balanço natural.

Dome fios lisos e rebeldes com reconstrução capilar a cada 15 dias, feita no salão.

No verão

Boné e chapéu protegem os fios do sol, mas devem ser usados com cautela porque abafam o couro cabeludo.

Coloração

Cabelos desbotados devem receber produtos que contenham vitamina E.

Hidratação

Pegue um fio e puxe. Se ele esticar como se fosse um elástico, está na hora de fazer uma cauterização.

Dia a dia

Higienize escovas e pentes uma vez por mês. Deixe-os de molho em água quente por 15 minutos. Lave com sabonete líquido neutro e ponha para secar ao sol.

MODA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE DE MÃOS DADAS


Por meio da ação do infravermelho longo, a bermuda, a regata e a corsário ativam a circulação e reduzem a celulite. As peças são da Invel.Há algumas décadas, pensávamos que as roupas do futuro seriam parecidas com as de robôs, prateadas e com formas geométricas bem definidas. Porém, estamos em 2013, e a aparência dos nossos trajes continua “normal”, seguindo tendências que vão e voltam. Mas isso não quer dizer que não tenham tecnologia!

Jefferson R. Ricardo (Jeff), estilista e gerente de produto da marca Vila Romana, acredita nos investimentos nesse setor: “O público é ávido por inovações que agreguem valor ao que se quer consumir. O conforto é o item que impera, sobretudo quando está associado a outros benefícios, como é o caso dos tecidos tecnológicos”. Para ele, a aceitação é boa, mas ainda sofre alguma resistência: “Existe uma desconfiança inicial, pois as pessoas têm medo de serem enganadas”.

A equipe do Portal Vital fez uma pesquisa sobre esses novos materiais disponíveis no mercado, que estão cada vez mais evoluídos. Encontramos tecidos que, apesar de serem comuns em um primeiro contato, têm poder de hidratação, “memória”, proteção UV e outros elementos funcionais. A seguir, conheça algumas dessas inovações.

Na bermuda, os cristais bioativos amenizam a celulite. Já no sutiã, eles aumentam a elasticidade da pele e melhoram a microcirculação periférica dos seios. Ambas as peças são da Un.i Control.Hidratação: esse tipo de tecido possui acabamento interno com Aloe Vera. Também chamada de babosa, essa planta ajuda na formação de colágeno e elastina, o que contribui para a regeneração celular e hidrata a pele.

Tecnologia de biocerâmica: após um processo de aquecimento de óxidos metálicos, o tecido ganha a propriedade de filtragem dos raios infravermelhos, provocando um ligeiro aumento de temperatura no corpo. Entre os benefícios para quem utiliza peças feitas com esse material, estão a melhora na circulação sanguínea e a eliminação de toxinas do organismo.

Proteção UV: os produtos com esse efeito recebem um tipo de acabamento que dissipa a energia luminosa – a promessa é proteger a pele dos nocivos raios ultravioleta. Além de roupas, o tecido também é usado na confecção de viseiras, bonés e chapéus.

O Dry Fit é ideal para a prática de esportes.Guerra contra a celulite: entre algumas técnicas empregadas nessa batalha, estão os tecidos com cristais bioativos, que estimulam o metabolismo, reduzindo aquele aspecto desagradável dos furinhos na pele.

Para atletas: muito usado no segmento esportivo e capaz de manter o equilíbrio térmico, o Dry Fit absorve o suor da parte interna e elimina-o, conservando o corpo seco.

Não molha nem mancha: parece difícil de acreditar, mas esse tecido recebe um revestimento de teflon, o qual garante essas proezas. Resultado: peças altamente resistentes aos líquidos e às manchas à base de água e óleo.

Com “memória”: moldáveis e com capacidade de memorização, eles se adaptam à silhueta, simplesmente sendo apertados ou alisados, sem precisar passar. São encontrados em diversas texturas e efeitos tridimensionais.

Ecotecidos

Com o apelo à sustentabilidade cada vez mais em alta, o mercado para peças confeccionadas com responsabilidade ambiental cresce a olhos vistos. As opções nunca foram tantas! Veja algumas delas:


Algodão colorido: ele já nasce assim. Por isso, dispensa tingimento com corantes ou aditivos químicos e minimiza as possibilidades de reações alérgicas. Não é maravilhoso?  :-)

Tecido PET: é produzido a partir de garrafas plásticas descartáveis. A matéria-prima, o poliéster, é uma opção que pode ser usada em sarja, malha, cotton e moleton, entre outros tipos de tecidos.

Fibras sustentáveis: algumas tecelagens oferecem tecidos com fibras de celulose de florestas sustentáveis e certificadas.

Fibras de bambu: os tecidos fabricados com essas fibras naturais e biodegradáveis. Além disso, possuem excelente toque e qualidade.

São tantas novidades que, da próxima vez em que for às compras, será possível avaliar o que as suas aquisições podem fazer por você e pelo meio ambiente! Seu corpo, o bolso e o meio ambiente agradecem!

Como tira as olheiras .


É muito comum as pessoas gastarem tempo e dinheiro com cremes, maquiagens e processos estéticos para deixar a pele linda e, ainda assim, sofrerem para acabar com a aparência de cansaço ocasionada pelas olheiras. A região escurecida embaixo dos olhos incomoda e desfavorece qualquer look, não é mesmo?

Use hidratante na região afetada pelas manchinhasMas você sabia que não é apenas o cansaço o causador desse mal? “A olheira é um problema estético multifatorial. Entre as causas, estão o espessamento e o escurecimento da pele palpebral, aumento de vasos e sangue no local com inchaço ou área do olho com aspecto mais fundo pela estrutura óssea ao redor mais proeminente. No caso do cansaço, decorrente de noites mal dormidas, o inchaço local aumenta”, conta o dermatologista Alexandre Okubo.

Segundo o médico, há diversos tipos de tratamento, mas nenhum deles garante 100% de resultado. Se o problema é uma herança genética, fica mais difícil de tratar do que quando a olheira é apenas o resultado de falta de descanso. A origem da mancha vai determinar uma ação diferente para cada caso. Por exemplo, existem cremes que combatem o escurecimento da região e a congestão vascular – o conhecido inchaço abaixo dos olhos – no local. Os lasers também se propõem a clarear a pele nessa área. “Há, inclusive, o preenchimento com ácido hialurônico na transição da borda óssea orbital para diminuir o ‘degrau’ entre a pálpebra e o osso”, explica.

Alguns “truques” caseiros ajudam a amenizar o aspecto cansado do rosto e combatem essas marquinhas indesejadas. Colocar uma bolsa de água quente na região ou realizar a aplicação de rodelas de pepino nos olhos estão entre as dicas que, segundo a sabedoria materna, “fazem milagres”. O médico explica que essas medidas podem ajudar, mas somente em casos de noites mal dormidas. Se a causa for genética, as compressas não fazem efeito.


O poder da maquiagem
O poder da maquiagem

Como opção emergencial, é possível investir em bons produtos de maquiagem para disfarçar as manchas que teimam em não deixar a pele. O visagista e maquiador Marcos Inacio dá a dica de como aplicar o corretivo na área: “Quem tem olheiras marcantes deve escolher um corretivo do mesmo tom da pele, porque assim vai uniformizar todo o rosto”.


Antes de aplicar a maquiagem, vale seguir as dicas caseiras para amenizar a coloração. Marcos Inacio aconselha a fazer compressas de algodão com chá de camomila para dar uma aparência mais descansada à pele. Máscaras de gel quentes ou frias também podem ajudar.

Para quem sofre sempre com as olheiras, é bom anotar o que não fazer na hora da maquiagem. Nunca aplique na região uma base ou corretivo mais claro do que no restante do rosto. “Não funciona, pois vai realçá-la. Além disso, utilizar um pó compacto claro aumenta consideravelmente as marcas de expressão. Também procure não usar uma composição de olhos esfumados com lápis preto. O preto borra, escorre, e a olheira aparece”, alerta o maquiador.

Gostar da própria imagem é essencial para manter uma autoestima positiva e cuidar de si, reservar um tempo para você são coisas simples que você pode fazer para se sentir bela e confiante todos os dias. Uma última dica: além de tratar a região dos olhos, não se esqueça de sempre passar hidrante no corpo inteiro. Dessa maneira, você terá uma pele saudável e radiante por completo!